A White Airways tem vindo a operar uma frota de seis aviões ATR para a TAP, o que tem sido um desafio constante, com múltiplos aviões ATR a ficarem em terra por avaria e a registarem uma regularidade operacional decrescente.
De acordo com o seu plano de reestruturação a TAP tem uma limitação em termos de dimensão da frota, que não pode exceder as 99 aeronaves.
Esta limitação exige que a empresa potencie a oferta através da utilização de aeronaves com maior capacidade de lugares, em detrimento dos aviões da frota com menor capacidade, justamente os ATR.
De futuro, a TAP apenas necessitará de dois ATR, uma vez que vai contar com seis Embraer-jets adicionais na Portugalia, dois dos quais já iniciaram as operações em setembro deste ano, enquanto os quatro restantes serão faseados até janeiro de 2023.
Segundo o comunicado da transportadora aérea nacional. desde janeiro de 2022, o baixo desempenho da frota ATR operada pela White teve um impacto financeiro negativo na TAP de 4,8 milhões de euros devido a cancelamentos, necessidade de troca de aviões com aumento de capacidade e indemnizações aos passageiros.
Apesar da falta de fiabilidade operacional da White, a TAP tem vindo a pagar diretamente à White as horas voo e a suportar os custos dos alugueres das aeronaves e das reservas de manutenção, acrescenta ainda o documento, informando também que durante os anos pandémicos, a TAP continuou a apoiar a White, pagando 24 milhões de euros durante 2020 e 2021, o que representou uma diminuição média de apenas 20% em relação a 2019, embora em média as operações da White para a TAP tenham diminuído 42%.
Refira-se que o contrato da White com a TAP expira a 31 de outubro de 2022, tendo a TAP lançado um pedido de proposta a vários operadores de ATR, a fim de otimizar a frota a operar ao seu serviço, aumentar a fiabilidade e reduzir os custos.
Das cinco propostas recebidas, a melhor oferta para operar dois ATR está a ser negociada, sendo que o operador selecionado vai contratar tripulação e pessoal de manutenção português para os dois ATR.