A Azores Airlines registou um EBITDA (Resultados Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações) de 18,1 milhões de euros no 3º trimestre de 2022 em Receitas de 90,2 milhões de euros. Estes valores comparam muito favoravelmente com o trimestre equivalente de 2019, ano anterior à pandemia, em que a companhia registou 7,3 milhões de euros de EBITDA com Receitas totais de 64,6 milhões de euros.
De julho a setembro, a Azores Airlines transportou 421 mil passageiros, mais 25,7% do que os 335 mil transportados em 2019.
Os resultados do Verão de 2022 da Azores Airlines continuaram a ser fortemente impactados pela conjugação do aumento de preço dos combustíveis com a desvalorização do euro face ao dólar.
Por exemplo, o total de custo de combustível, até setembro, foi de EUR 57,4 milhões, mais 91,4%, quase o dobro, face a 2019, equivalente a mais 27,5 milhões de euros.
Nos primeiros nove meses do ano, o custo de combustível representa 36,5% dos custos versus 18,8% em 2019.
O Resultado Líquido do trimestre de Verão foi contabilizado em 3,3 milhões de euros.
No que concerne à SATA Air Açores, que teve um excelente desempenho neste período, marcado pelo aumento da mobilidade inter-ilhas que exigiu a introdução de uma nova aeronave Dash Q400 para responder ao aumento da procura.
No trimestre de Verão, a SATA Air Açores registou um EBITDA de 5,8 milhões de euros (que compara com o valor de 2,9 milhões euros em 2019) com Receitas de 31,2 milhões euros (que compara com 22,5 milhões euros em 2019).
Neste verão, a SATA Air Açores transportou 336 mil passageiros, mais 19,0% do que os 283 mil de 2019. Embora menos exposta ao problema de combustível, ainda assim o custo desta rubrica no período ascendeu a 8,2 milhões de euros, o dobro dos 4,1 milhões euros em 2019. O Resultado Líquido do trimestre de Verão foi contabilizado em 3,9 milhões euros.