Início principal Berta Cabral: O turismo só será bom enquanto for bom para quem...

Berta Cabral: O turismo só será bom enquanto for bom para quem vive nos Açores

0

O turismo só será bom enquanto for bom para quem vive nos Açores, afirmou em Ponta Delgada, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Açores, Berta Cabral, acrescentando que por isso mesmo, deve encarado como uma oportunidade de prosperidade para as pequenas comunidades das nove ilhas, servindo como veículo de inclusão, valorização e criação de bem-estar em todas elas.

Berta Cabral falava na sessão de encerramento do Congresso Mundial da ISTO – International Social Tourism Organisation, a que presidiu no Teatro Micaelense.

A Fundação INATEL, que comemora 50 anos de adesão à ISTO, organizou este congresso, que conta também com o apoio do Governo dos Açores e do Turismo de Portugal.

No evento, subordinado ao tema “Sustentabilidade social: um fator chave para o futuro do turismo”, estão presentes membros de vários continentes do mundo.

O caminho que temos trilhado no rumo da sustentabilidade é fundamentado num processo de participação alargada, envolvendo as comunidades locais de cada ilha, bem como representantes dos mais variados quadrantes da Sociedade e setores de atividade económica, disse Berta Cabral na sua intervenção.

Partindo da convicção de que é vital criar riqueza para a distribuir, e reconhecendo que o turismo também desafia toda a Sociedade a evoluir, mantemos a nossa política de desenvolvimento sustentável solidamente alinhada com os princípios da ‘Agenda 2030 das Nações Unidas’ e com o objetivo fundamental de melhorar a qualidade de vida de todos os açorianos e dos que nos visitam, frisou a governante, que lembrou que o compromisso com a sustentabilidade é de todos, e deve estar profundamente interiorizado como um ato de cidadania. Razão suficientemente forte para que o desenvolvimento do turismo assuma, para nós, uma importância redobrada e a perspetiva de poder contribuir para a valorização, o desenvolvimento e a proteção das nossas pequenas comunidades.