Início destaque Nova linha de alta velocidade liga Porto e Lisboa em 1h15min

Nova linha de alta velocidade liga Porto e Lisboa em 1h15min

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, aquando da apresentação do projeto de alta velocidade para ligação de Lisboa ao Porto e Porto a Vigo (Espanha), no terminal ferroviário de Campanhã, no Porto, afirmou que agora se começa a desenhar mais um passo na revolução levada a cabo na ferrovia portuguesa.

A nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa, que pretende ligar as duas principais cidades do país em apenas uma hora e 15 minutos no serviço direto, não terá paragens e será construída em três fases.

Esta nova linha de alta velocidade linha estará totalmente integrada com o resto da rede ferroviária nacional e vai ter via dupla e ligará o Porto e Lisboa numa hora e 15 minutos.

A construção está dividida em três fases, estando a primeira, o troço entre Porto e Soure, prevista concluir até 2028. Trata-se do troço mais congestionado da Linha do Norte, sendo o tempo de percurso estimado de uma hora e 59 minutos.

O segundo troço, entre Soure e Carregado, que deve estar concluído até 2030, e deverá diminuir o tempo de percurso para uma hora e 19 minutos.

A terceira fase, entre Carregado e Lisboa, a ser construída mais tarde, permitirá atingir a duração final de uma hora e 15 minutos de toda a ligação.