A Skytrax, aquando da entrega dos prémios anuais, que se podem considerar os ‘Óscares’ da aviação, considerou que o ano de 2022 foi bastante desafiador para companhias aéreas e aeroportos com a falta de pessoal a causar milhares de voos cancelados e atrasados, filas intermináveis e bagagens perdidas nos aeroportos.
Quanto às melhores companhias do ano, a Qatar Airways ficou em primeiro lugar, seguida da Singapore Airlines e Emirates, respetivamente, no 2º e 3º lugar.
O top 10 do ‘ranking’ é dominado por companhias asiáticas e do Médio Oriente, sendo que a primeira europeia a surgir é a Air France, no 8º lugar. A outra companhia europeia é a Swiss International Airlines que ocupa o 10º lugar.
No que concerne à “nossa” TAP, que subiu 10 posições na categoria da “Companhia Aérea do Ano” dos prémios da Skytrax, ocupa agora a 67ª posição como companhia aérea preferida pelos passageiros em todo o mundo.
Também de destacar nestes prémios, o facto de a companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair ter sido considerada a melhor companhia aérea de baixo custo da Europa.
O ‘ranking’ anual da Skytrax também divulga classificações separadas para refeições, conforto, serviço, limpeza, entre outros fatores.
Nas categorias “Melhor Classe Executiva do Mundo”, “Melhor Refeição em Lounge de Classe Executiva do Mundo” e “Melhor Companhia Aérea do Oriente Médio”, a Qatar Airways foi a grande vencedora.