A Turismo Centro de Portugal vai assinalar o Dia Mundial do Turismo (27SET), que tem como tema “Repensar o Turismo”, durante uma semana, com várias iniciativas, centradas em mostrar que “a criatividade está intimamente ligada com a sustentabilidade dos territórios”.
No âmbito deste tema, a Turismo do Centro vai mostrar nos próximos dias que a criatividade está intimamente ligada com a sustentabilidade dos territórios.
Assim, nos próximos dias, as iniciativas têm como objeto a promoção dos cinco destinos da região Centro do país, que integram a Rede das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com uma visita de jornalistas e ‘bloggers’ às cidades.
As cinco cidades criativas do Centro de Portugal são Caldas da Rainha (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Óbidos (Cidade Criativa da Literatura), Covilhã (Cidade Criativa do Design) e Idanha-a-Nova e Leiria (ambas cidades criativas da Música), dos distritos de Leiria e Castelo Branco.
A visita inclui também a cidade de Aveiro, por ser a única cidade do Centro de Portugal finalista nas candidaturas a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Outras das ações passa pelo lançamento do guia “Cidades Criativas do Centro de Portugal”, que tem como eixo central a promoção destes cinco destinos, e ainda pela criação do “Manifesto para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal”, que se assume como uma declaração formal que transmite as intenções, a visão e as ações que o TCP quer ver aplicadas no território.