A Alemanha, os Estados Unidos, França, Espanha e o Reino Unido, de acordo com o INE, têm-se afirmado como os principais mercados emissores de turistas estrangeiros nos Açores, além de mercados em crescimento como os Países Baixos, a República Checa e a Bélgica.
A promoção externa dos Açores como destino turístico na primeira metade de 2022 concretizou-se também através da presença em seis feiras e ações internacionais no Canadá, Espanha, Estados Unidos e França, além da BTL em Portugal.
A Associação de Turismo dos Açores, presidida por Carlos Morais, apostou também numa maior diversificação, face a 2019, dos mercados convidados para a organização de fam trips com operadores turísticos.
No primeiro semestre de 2022, a Região Autónoma recebeu profissionais de Espanha, Itália, Países Baixos, Polónia, República Checa e Reino Unido.
Dormidas e hóspedes em julho superam os números de 2019
De acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional da Estatística (INE), o mês de julho de 2022 registou um crescimento de 0,2% no número de dormidas na Região Autónoma dos Açores face ao período homólogo de 2019.
A informação do INE dá conta também de um aumento no número de hóspedes nos estabelecimentos de alojamento turístico nos Açores.
Em julho de 2019, o número fixou-se nos 99 705 hóspedes, enquanto no mesmo mês de 2022 os alojamentos da região receberam 100 567 visitantes.