Por ocasião das comemorações do centenário de José Saramago, numa parceria entre a Fundação Saramago e o Turismo de Portugal, foi agora lançada oficialmente, na Biblioteca Palácio Galveias, a plataforma digital dedicada ao projeto “Viagem a Portugal Revisited”.

A partir do livro “Viagem a Portugal” (1981), escrito entre outubro de 1979 e julho de 1980, revisitam-se os locais descritos por Saramago, as paisagens, as comunidades, o património natural e cultural, promovendo Portugal como destino de Turismo Literário.

O projeto pretende motivar a leitura ou a releitura dos locais a partir da obra original e proceder a uma atualização e alargamento da viagem “saramaguiana” e dos seus cenários, mediante o confronto das representações originais com o estado atual dos locais em causa, valorizados pela revisitação efetuada por escritores contemporâneos.

A plataforma “Viagem a Portugal Revisited” serve de fio condutor e inspirador a quem desejar percorrer os itinerários descritos por José Saramago: podem descobrir-se os diferentes roteiros de forma interativa e dinâmica, usando mapas 3D com a tecnologia Google Earth. Os doze locais de revisitação identificados são Guimarães/Citânia de Briteiros, Bragança, Vila Real, Guarda/Pinhel/Cidadelhe, Coimbra, Tomar/Constância, Mafra, Setúbal, Évora/Montemor-o-Novo, Beja, Alcoutim e Lagos.

Disponível em três idiomas (português, espanhol e inglês), a plataforma digital será divulgada pelo Turismo de Portugal em mercados estratégicos como Reino Unido, Espanha, Brasil e Estados Unidos da América.

Este é um projeto enquadrado na estratégia que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver no contexto do Turismo Literário, promovendo experiências inovadoras que possam comunicar o património literário da língua portuguesa, promover as visitas ao longo de todo o ano e em todo o território, através de rotas e paisagens literárias associadas a escritores e obras literárias de referência.

Artigo anteriorAllianz Partners reforça parceria com a OMT
Próximo artigoFaça o réveillon cá por casa … com a Sonhando