A secretária Regional do Turismo dos Açores anunciou que o setor do turismo cresceu em todas as ilhas dos Açores este ano.

Em todas as ilhas houve enormes crescimentos e a ilha das Flores foi das que mais cresceu em termos de visitas, dormidas e hóspedes. Os crescimentos foram na ordem dos 38% em receitas de hotelaria de janeiro a junho. Tudo isto foi correspondido com uma oferta de qualidade e as Flores é uma das ilhas que tem maiores capacidades de oferta, com cerca de 900 camas instaladas, afirmou Berta Cabral aquando da sua intervenção no plenário da Assembleia Legislativa Regional que aconteceu na cidade da Horta. Acrescentou ainda que tal situação não significa que não tenha de ser feito grande esforço em todas as ilhas para atenuar a sazonalidade. Explicou ainda que esse é o grande desafio a partir de agora.

Quanto a novos empreendimentos turísticos nas Flores, a governante regional informou que, nos últimos dois anos, foram aprovados oito, num total de cerca de 168 camas.

O turismo é um setor fundamental para o desenvolvimento dos Açores, disse a secretária Regional complementando que o turismo está a crescer também porque houve oferta de transporte.

Assim e em termos de transporte, de janeiro a julho, na rota Ponta Delgada – Flores, houve 184 frequências, mais de 23 mil lugares disponibilizados e uma taxa de ocupação de 77%.

Quanto à rota entre a ilha Terceira e as Flores, foram 94 as frequências, mais de 10 mil os lugares e 73% a taxa de ocupação.

Com a ligação ao Faial, houve 209 frequências, mais de 31 mil lugares, e uma taxa de ocupação de 64%.