Dados da Euroconsumers, uma organização europeia que junta cinco estruturas de defesa do consumidor, como a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), indicam que, em julho e agosto, registaram-se centenas de contactos de passageiros aéreos às estruturas em Portugal, Espanha, Bélgica e Itália por questões como cancelamentos, atrasos, problemas com bagagens e impossibilidade de contactar as companhias aéreas, sendo a transportadora Ryanair uma das mais visadas.
Em Portugal, a DECO recebeu 247 contactos – incluindo por telefone, correio e na plataforma online Reclamar – no mês de julho, aos quais acrescem 354 contactos em agosto, num total de 601 este verão.
Segundo os dados da DECO, a TAP foi a principal visada (483 contactos), seguindo-se a easyJet (54) e a depois a Ryanair (17).
Entre os principais problemas que afetaram e foram tema de contato dos consumidores portugueses com a DECO, numa total de 308 contactos, 197 foram sobre atrasos e 30 sobre bagagem perdida. A estes, associação respondeu com informações sobre os direitos dos passageiros e sobre formas de reclamação e de defesa.
No verão, a maior parte dos aeroportos europeus, inclusive o de Lisboa, registaram dificuldades operacionais, adiamentos, cancelamentos e filas, devido à falta de pessoal e de equipamentos. A Euroconsumers refere uma situação semelhante em vários países da UE, como em Espanha, onde a Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) diz ter tido mais de 800 reclamações referentes aos serviços aéreos em julho. De acordo com a OCU, as principais empresas mencionadas foram a Ryanair (202), Vueling (134) e Iberia (96).
Por sua vez, a organização belga Test Achats teve em julho e agosto um total de 712 casos, com as principais questões denunciadas a serem cancelamentos de voo (231), atrasos (75), bagagens quebradas (62), rutura de contratos (54) e dificuldades em contactar a companhia aérea (49), sendo as transportadoras aéreas mais visadas a Ryanair (211), a Brussels Airlines (72) e a TUI (16).
Dados do projeto CICLE, que junta a UCO e a associação italiana Altroconsumo, revelam um aumento das queixas sobre bagagens e queixas sobre atrasos quase duplicou no verão, não apenas na aviação, mas também noutro tipo de transportes, de acordo com a Euroconsumers.