Para aumentar a oferta turística na Serra da Estrela e explorar locais da montanha de difícil acesso, mais desconhecidos, a Federação de Desportos de Inverno (FDIP) disponibiliza, até outubro, um circuito de ‘canyoning’ na Ribeira de Cortes.
Perto das Penhas da Saúde, num percurso de quatro horas, através do Vale das Cortes, é possível percorrer ravinas, descer cascatas, mergulhar em poços e piscinas naturais rodeados de imponentes rochas graníticas através caminhadas em piso irregular e muito inclinado, rappel, outras manobras com cordas, saltos para a água e travessias pedonais aquáticas.
O ‘canyoning’ é um desporto radical que implica ultrapassar obstáculos naturais num curso de água com a utilização do corpo e o respetivo equipamento, feito com o acompanhamento de monitores que garantam a segurança dos participantes.
A atividade é promovida pela Desafios de Inverno, empresa detida pela FDIP, que também gere a pista de gelo das Penhas da Saúde, a piscina localizada a poucos metros e o ‘bike center’, que nos dias 17 e 18 de setembro promove o passeio em bicicleta Transestrela.