Os últimos dados do Instituto Nacional da Estatística (INE) sobre o turismo nacional no primeiro semestre de 2022 traduzem um cenário muito positivo para o panorama turístico da Região Autónoma dos Açores.

De acordo com o INE, os dados relativos ao primeiro semestre de 2022 apontam para um crescimento de 510,1% no número de hóspedes do estrangeiro na Região Autónoma dos Açores, em comparação com o período homólogo de 2021.

Quanto aos principais mercados emissores de turistas estrangeiros, a Alemanha encontra-se em primeiro lugar, seguindo-se os Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido e Itália.

Também nas dormidas de visitantes estrangeiros se verificou um aumento significativo face ao semestre homólogo de 2021: 549%.

O crescimento no turismo da Região Autónoma dos Açores face a 2021 verificou-se também nos proveitos globais que, segundo o INE, apresentam um aumento de 201,8%.
Quanto às ligações aéreas, 2022 viu o número de ligações aéreas para a Região Autónoma dos Açores triplicar em comparação com o ano de 2021.

Às rotas Frankfurt–Ponta Delgada (Lufthansa), Genebra–Ponta Delgada (SWISS) e Madrid–Ponta Delgada (IBERIA), que se mantiveram em operação no presente ano, acrescentaram-se as ligações Londres–Ponta Delgada (British Airways), Londres–Terceira (British Airways), Paris–Ponta Delgada (Transavia), Amsterdão–Ponta Delgada (Transavia), Zurique–Ponta Delgada (Edelweiss) e Nova Iorque–Ponta Delgada (United Airlines).