Agora em que são frequentes os debates e workshops sobra as mudanças climáticas e proteção do ambiente, a Jetcost, realizou um estudo sobre as férias dos europeus‎‎ durante este verão de 2022 e sobre seus comportamentos em unidades de alojamento.‎ Nele e numa primeira análise, cerca de 90% dos mais de 2.500 entrevistados, com mais de 18 anos, diz ter violados uma qualquer regra imposta pelo hotel ou assumiu não ter tido um comportamento totalmente correto.

‎O estudo salienta que entre os comportamentos que não estão totalmente corretos, os mais comuns são:‎

  • ‎Encher os pratos no buffet e depois não comer tudo (81%).‎
  • ‎Não desligar o ar condicionado do quarto durante todo o dia (71%).‎
  • ‎Levar comida do buffet, mesmo que seja e esteja indicado ser proibido (65%).‎
  • ‎Deitar as toalhas no chão para serem trocadas diariamente (58%).‎
  • ‎Deixar a toalha na espreguiçadeira na praia ou piscina todo o dia (56%).‎
  • ‎Guardar na mala diariamente as “comodidades” que não usaram para que possam ser substituídas novamente (45%).‎
  • ‎Fumar na janela de uma sala para não fumadores (40%).‎
  • ‎Festas no quarto com música muito alta (38%).‎
  • ‎Esconder o papel higiénico num local diferente para que seja colocado novos rolos. (26%).‎
  • ‎Mergulhar ou tomar banho na piscina quando esta está encerrada (23%).‎
  • ‎Beber as garrafas do frigobar e enchê-las com água ou algo diferente (18%).‎
  • ‎Pedir para arrumar o quarto quando colocaram o sinal de não perturbar (17%).‎
  • ‎Meter outra pessoa no quarto (4%).‎
  • ‎Sendo casal, dar a entender que estão em lua de mel para ver se conseguem um quarto melhor ou um presente (3%).‎

Assim, nunca será demais lembrar que, numa unidade hoteleira, há regras a seguir e deve haver o maior civismo‎‎, tanto com os funcionários do hotel com os outros hóspedes, e não apenas pensar apenas no nosso bem-estar.