Agora em que são frequentes os debates e workshops sobra as mudanças climáticas e proteção do ambiente, a Jetcost, realizou um estudo sobre as férias dos europeus durante este verão de 2022 e sobre seus comportamentos em unidades de alojamento. Nele e numa primeira análise, cerca de 90% dos mais de 2.500 entrevistados, com mais de 18 anos, diz ter violados uma qualquer regra imposta pelo hotel ou assumiu não ter tido um comportamento totalmente correto.
O estudo salienta que entre os comportamentos que não estão totalmente corretos, os mais comuns são:
- Encher os pratos no buffet e depois não comer tudo (81%).
- Não desligar o ar condicionado do quarto durante todo o dia (71%).
- Levar comida do buffet, mesmo que seja e esteja indicado ser proibido (65%).
- Deitar as toalhas no chão para serem trocadas diariamente (58%).
- Deixar a toalha na espreguiçadeira na praia ou piscina todo o dia (56%).
- Guardar na mala diariamente as “comodidades” que não usaram para que possam ser substituídas novamente (45%).
- Fumar na janela de uma sala para não fumadores (40%).
- Festas no quarto com música muito alta (38%).
- Esconder o papel higiénico num local diferente para que seja colocado novos rolos. (26%).
- Mergulhar ou tomar banho na piscina quando esta está encerrada (23%).
- Beber as garrafas do frigobar e enchê-las com água ou algo diferente (18%).
- Pedir para arrumar o quarto quando colocaram o sinal de não perturbar (17%).
- Meter outra pessoa no quarto (4%).
- Sendo casal, dar a entender que estão em lua de mel para ver se conseguem um quarto melhor ou um presente (3%).
Assim, nunca será demais lembrar que, numa unidade hoteleira, há regras a seguir e deve haver o maior civismo, tanto com os funcionários do hotel com os outros hóspedes, e não apenas pensar apenas no nosso bem-estar.