O Ministério das Infraestruturas disse hoje contar, num momento em que o plano de reestruturação da TAP está a ser executado com sucesso, com sentido de responsabilidade dos trabalhadores em transformar a operadora aérea numa empresa rentável e sustentável.
Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação salienta que tem acompanhado de perto as reivindicações e os apelos expressos pelos trabalhadores da TAP ao longo dos últimos meses e compreende o momento difícil por que passam todos aqueles que, todos os dias, permitem à companhia operar.
A empresa não deixa, no entanto, de relembrar que a companhia aérea atravessa ainda aquele que é o momento mais desafiante da sua história, uma vez que a TAP vive as consequências do ano dramático de 2020, quando o encerramento da empresa foi apenas travado pela injeção de fundos públicos, por parte do Estado português, num valor que vai atingir os 3,2 mil milhões de euros.
O Ministério das Infraestruturas destaca que esta injeção de fundos públicos só foi autorizada pela Comissão Europeia por estar sujeita a um plano de reestruturação exigente, que terminará apenas em 2025, e diz que o mesmo foi aprovado há menos de oito meses. Só foi autorizado porque contou com um substancial contributo por parte dos trabalhadores, traduzido na redução do número de efetivos na empresa e na redução dos salários dos trabalhadores que permaneceram na TAP.
O ministério explica que o processo de redução de custos laborais na empresa resultou de acordos assinados com 14 organizações representativas dos trabalhadores, que demonstraram enorme sentido de responsabilidade e de compromisso com a recuperação da empresa.
A terminar, a nota do ministério destaca que num momento em que o plano de reestruturação está a ser executado com sucesso – mesmo num contexto internacional muito exigente, do ponto de vista económico e operacional, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação conta com o mesmo sentido de responsabilidade e de compromisso por parte dos trabalhadores para transformar a TAP numa empresa rentável e sustentável no futuro.