A estação de comboios da cidade de Viana do Castelo, construída no século XIX, vai ser transformada em hotel. O projeto está em fase de licenciamento na CM da cidade e a estrutura continuará a funcionar. Ou seja, a bilheteira, o bar e outros serviços, vão manter-se.
Por parte do promotor, a Turilima, foi explicado que a reabilitação da estação ferroviária de Viana do Castelo, e adaptação a hotel temático com 50 quartos, orçada em cinco milhões de euros, estará concluída em 2023.
O futuro hotel, que terá o nome de Axis Avenida, vai aproveitar todo o exterior do edifício e o projeto vai desenvolver-se nos pisos superiores.
Sobre este projeto, a Infraestruturas de Portugal (IP), proprietária do imóvel, explicou que o serviço de transporte ferroviário não vai sofrer alterações e a área destinada aos passageiros vai ser beneficiada, acrescentando ainda que os serviços ferroviários serão mantidos, embora relocalizados em diversas zonas do piso 0 do edifício de passageiros e antigas instalações sanitárias, nomeadamente as bilheteiras e salas de apoio, a sala de estar e sala de refeições para o pessoal da CP, a sala de telecomunicações, a sala de comando, a sala do inspetor e o espaço para a vigilância humana.