Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT) nos primeiros 5 meses de 2022 verificou-se uma forte recuperação do turismo internacional, registando-se cerca de 250 milhões de chegadas à Europa.

De acordo com OMT, em comparação com 2019, o turismo internacional já recuperou quase metade dos níveis pré-pandemia, cerca de 46%.

Liderado pela Europa e as Américas a recuperação nos primeiros 5 meses do ano regista-se com a Europa a contabilizar 4 vezes mais chegadas internacionais que no mesmo período do ano anterior, este crescimento chega aos 350% e deve-se ao levantamento das restrições relacionadas com a Covid-19 em vários países.

Também a recuperação das receitas turísticas supera os valores de 2019 em vários países como Portugal, República da Moldávia, Sérvia, Seicheles, Roménia, Macedónia do Norte, Santa Lúcia, Bósnia e Herzegovina, Albânia, Paquistão, Sudão, Turquia, Bangladesh, El Salvador, México e Croácia.

Para a OMT os resultados positivos devem continuar ao longo do verão, com maior evolução no hemisfério norte e à medida que as restrições à Covid -19 vão sendo levantadas, o que já aconteceu em 62 destinos turísticos, 39 situados na Europa.