A criação do guia interativo e a reestruturação da Rota dos Azeites do Alentejo fazem parte de um projeto desenvolvido pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), com sede em Moura, no distrito de Beja.
Um novo guia interativo vai ser lançado no próximo ano para dinamizar o setor e atrair turistas e consumidores a visitarem lagares e olivais da região.
Além de ajudar os turistas nas visitas aos espaços onde se produz azeite, o guia interativo também vai dar informação aos associados do CEPAAL e a todos os produtores da região.
Segundo os promotores, o guia é uma maneira de arranjar um instrumento que tenha a maior informação possível acerca do setor para produtores e para turistas e consumidores que se interessam por azeite.
Refira-se que o novo guia interativo será suportado na página de Internet do CEPAAL e numa aplicação para telemóveis e terá ligação à Rota dos Azeites do Alentejo.
A par do guia interativo e da reestruturação da Rota dos Azeites do Alentejo, o projeto inclui ainda a elaboração de um plano de ação para aumentar a competitividade do setor e a realização de duas edições do Congresso Nacional do Azeite.