A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) destaca na sua informação mensal, que a ocupação por quarto dos empreendimentos turísticos do Algarve foi, em julho, de 87,7%, mais 4,3 pontos percentuais do que o valor alcançado em 2019, antes da pandemia de covid-19.
Para a principal associação hoteleira regional, o Algarve superou, em julho, os números de 2019, o melhor ano turístico de sempre. Continua assim a verificar-se uma recuperação do setor, após dois anos terríveis, devido à pandemia.
A AHETA, em comunicado, apresentou os dados relativos à ocupação média por quarto registada em julho nos hotéis e empreendimentos da região e precisou que, além da subida de 4,3 pontos percentuais comparativamente com o período homólogo de 2019, se registou um aumento de 37,5 pontos percentuais relativamente a 2021. Acrescenta ainda que o volume de vendas aumentou 17,2% face ao mesmo mês de 2019.
A associação precisou que, “em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma descida de 6,2% face a 2019.
No que concerne aos mercados emissores de turistas que mais contribuíram para a subida verificada em julho foram o mercado nacional (mais 4,3 pontos percentuais) e o norte-americano (mais 1,1 pontos percentuais).
Destaque-se que os dados compilados pelo gabinete de estudos da associação algarvia revelam que as maiores descidas foram do mercado britânico e ao alemão