A ATA, com sede em Ponta Delgada, promove maioritariamente a ilha de São Miguel, deixando muitas vezes de parte o resto das ilhas, pelo que se torna fundamental uma promoção mais global do arquipélago. Este é uma espécie de “grito do Ipiranga” do Conselho de Ilha da Terceira contra a ATA-Associação de Turismo dos Açores, que defendeu a ação da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH).

Isto resulta ainda das críticas da ATA e das câmaras de comércio de Ponta Delegada e Horta, pela abertura de um aviso-convite do Plano Operacional Açores 2020, dirigido à associação empresarial de Angra do Heroísmo, para promoção turística.

Em causa está uma verba de 734 mil euros para promoção do destino Açores nos mercados de Nova Iorque e Montreal, que têm ligações aéreas diretas à ilha Terceira.

O Conselho de Ilha da Terceira defendeu a ação da CCAH – refira-se que ambas as entidades são lideradas pela mesma pessoa – na promoção turística dos Açores e sublinhou que a campanha de promoção em causa não se destinava apenas à Terceira.

Segundo o Conselho de Ilha, a associação empresarial de Angra do Heroísmo tem vindo a desenvolver um papel dinâmico na promoção da ilha Terceira, juntamente com a Aerogare das Lajes, conseguindo novas rotas e combatendo lacunas existentes há algum tempo.