Um acordo extrajudicial com a Icelandair vai permitir resolver as dívidas entre a TACV e investidores islandeses, na sequência da renacionalização da companhia, e libertar o Boeing do grupo Icelandair arrestado no Sal.

Com esta negociação foi assinado um ‘Settlement and Release Agreement’, em que as dívidas da TACV ficaram totalmente liquidadas perante o grupo Icelandair e as dívidas da TACV para com as empresas públicas ASA e CVH que, respetivamente, gere os aeroportos e os serviços de ‘handling’, seriam assumidas e resolvidas pela TACV.

O acordo permitiu manter todas as condições negociadas em termos de redução das dívidas da TACV, reduzindo ainda o saldo de dívida pendente da TACV para com o grupo Icelandair de 2,06 para 1,45 milhões de euros.

Em contrapartida, segundo o comunicado, a Icelandair pagaria os 460 mil euros correspondentes à parte do valor dos 51% das ações da TACV ainda não pagas, nenhuma das partes reclamaria civilmente por qualquer eventual dívida ou indemnização inerente e o processo junto do Tribunal Internacional de Arbitragem.

E, refere ainda o comunicado, que o grupo Icelandair seria responsável pela manutenção do avião e preparação de todas as condições para a sua saída de Cabo Verde, assumindo todos os custos inerentes.