O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela nas suas as estatísticas rápidas do transporte aéreo referentes ao mês de maio que nos aeroportos nacionais movimentaram-se 5,3 milhões de passageiros, com o desembarque médio diário de 87.100 passageiros. Números que, segundo o INE aproximam-se dos níveis registados antes da pandemia.
Considerando os passageiros desembarcados em maio, 82,1% corresponderam a tráfego internacional, na maioria provenientes do continente europeu (70,7% do total).
Já relativamente aos passageiros embarcados, 81,5% corresponderam a tráfego internacional, tendo como principal destino aeroportos no continente europeu (72% do total).
No conjunto dos primeiros cinco meses do ano, o aeroporto de Lisboa movimentou 50,5% do total de passageiros (9,4 milhões).
Entre janeiro e maio de 2022, o Reino Unido superou a França e surgiu como principal país de origem dos voos. A França ocupou a segunda posição enquanto Espanha ocupou a terceira posição, como principal país de origem e de destino.