Um dia depois de Bruxelas ter apresentado uma proposta para retomar a regra que exige que as companhias aéreas operem pelo menos 80% dos ‘slots’ atribuídos no próximo inverno, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), considera não só que é um regresso prematuro a essas mesmas regras europeias como também teme que possam a vir a existir perturbações.
Num recente comunicado, a IATA manifesta preocupação pelo facto de um regresso prematuro às regras de utilização de faixas horárias pré-pandémicas na UE neste inverno correr o risco de continuar a afetar os passageiros.
A IATA, embora tenha conhecimento que as companhias aéreas estão desejosas de reiniciar os serviços, aponta algumas anomalias como, por exemplo, o fracasso de vários aeroportos-chave em acomodar a procura e os crescentes atrasos no controlo do tráfego aéreo. Por isso, a associação, que representa cerca de 290 companhias aéreas e é responsável por 83% do tráfego aéreo mundial, considera que um regresso prematuro poderia levar a mais perturbações para os passageiros.
O sistema não está pronto para reavivar a utilização ‘normal’ das faixas horárias nesta estação de inverno, que começa no final de outubro, diz a IATA.
A proposta da União Europeia será agora discutida com urgência pelo Parlamento e pelo Conselho e, se for adotada, as exceções previstas aplicam-se desde o início da estação de inverno no setor da aviação, a 30 de outubro de 2022.