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Cancelamento dos voos nos aeroportos portugueses já atingiram o ‘pico’

Os cancelamentos de voos nos aeroportos portugueses já atingiram o ‘pico’ e devem-se não apenas a um problema, mas a uma longa lista deles. Quem o disse foi Christine Ourmières-Widener, presidente executiva da TAP, na cerimónia que assinalava, em São Paulo o aumento de dois para três voos semanais entre o Porto e São Paulo. Refira-se que também a partir do Porto, a TAP aumentou ainda para duas vezes por semana a ligação ao Rio de Janeiro, igualmente no Brasil.

Quando olhamos para os nossos voos previstos e para todos os fatores em jogo vemos que atingimos o ‘pico’ já, não precisamos de esperar por agosto, porque o nosso pico começou em julho e o mesmo aconteceu a todas as companhias devido às regras das `slots´, cuja regulamentação e regras tardaram, disse a CEO

A presidente executiva da transportadora acredita que o “pico” irá estabilizar até à época de inverno, garantindo estar a fazer tudo o que pode em termos de organização e recursos para melhorar a situação que se vive nos aeroportos, nomeadamente no de Lisboa.

Lembrando que as perturbações que se verificam nas operações da TAP estendem-se a todas as companhias aéreas da Europa, disse que Lisboa está a recuperar mais depressa do que outros aeroportos que estão a recuperar mais devagar, em duas semanas já vemos melhorias.

Ressalvando que este problema, que é transversal a todas as companhias aéreas, é complexo e não tem apenas uma causa, mas uma “longa lista” delas, desde problemas com o `handling´ (designação inglesa que abrange todos os serviços prestados em terra para apoio às aeronaves, passageiros, bagagem, carga e correio), falta de pessoal e de aviões de reserva e o sistema de navegação no aeroporto de Lisboa cheio.