A Boeing admitiu que pode cancelar o lançamento do B737 MAX 10, a versão mais recente deste modelo de aeronaves que o fabricante está a preparar para voar em breve.
Uma das razões apontadas para tal são os obstáculos que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) está a colocar para a sua aprovação.
O Boeing 737 MAX 10 é a maior aeronave da família 737, com até 15 metros a mais que o primeiro modelo. Era também para ser o último desenvolvimento da série 737, mas tudo leva a acreditar que não vai avançar
Recorde-se que a FAA, juntamente com o Congresso dos EUA, endureceu os padrões de certificação depois dos acidentes fatais sofridos em 2018 e 2019 por aeronaves de um modelo anterior, o MAX 8.
A dúvida no futuro lançamento do 737 MAX 10 foi admitido pelo CEO da Boeing, Dave Calhoun, que garantiu que a empresa procura a certificação há meses, mas que a FAA não se pronuncia sobre isso.
A Boeing tem até dezembro para certificar este último modelo. Caso não, com a mudança de ano, o fabricante terá que interromper o processo de certificação realizado até agora devido aos ajustes que terá que fazer na cabine do novo protótipo.