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Turismo: novo modelo para contratualização da promoção

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O Turismo de Portugal apresentou ontem um novo modelo de contratualização da promoção externa, com maior flexibilidade, aumento das sinergias e reforço da promoção digital.

A proposta foi apresentada pelo Turismo de Portugal ao Conselho Estratégico para a Promoção Externa (CEPT), sob presidência da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Maior foco e flexibilização, aumento das sinergias entre entidades, reforço da coordenação na promoção digital, maior representatividade das agências de promoção nas regiões e otimização dos recursos humanos e financeiros são alguns dos objetivos da proposta para o novo modelo de contratualização da promoção externa, a vigorar entre 2023 e 2025, salientou o Ministério da Economia e do Mar.

Plano Reativar Turismo. Construir o Futuro

O plano Reativar Turismo. Construir o Futuro apresenta uma implementação acima de 78%, o correspondente a 2.100 milhões de euros de investimento, com 40 das 52 medidas com iniciativas lançadas ou em curso.

A esta percentagem corresponde um investimento de 2.100 milhões de euros em termos de medidas lançadas, ou seja, cerca de 36% da dotação inicial do plano.

Deste valor, 825 milhões de euros foram disponibilizados às empresas, através de medidas como as linhas de apoio ao Turismo, à Qualificação da Oferta, à Tesouraria de Micro, Pequenas e Médias Empresas ou dos programas Transformar Turismo, Adaptar Turismo, Portugal Ventures Call for Tourism e Portugal Events.

O Turismo de Portugal fez um balanço da implementação do plano, numa sessão presidida pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que destacou a importância para Portugal de termos um setor do turismo em plena atividade o mais rapidamente possível, tendo ainda acrescentado que este plano constitui um instrumento muito poderoso para esse efeito.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou, por sua vez, a necessidade do setor aproveitar a oportunidade que plano oferece às empresas para que definitivamente enveredem pela dupla transição verde e digital.

Aprovado em junho de 2021, o plano tem por objetivo ultrapassar os 27.000 milhões de euros de receitas turísticas em 2027.