Os cancelamentos que temos visto agora, a resposta é mais do lado das companhias aéreas, porque os cancelamentos são decididos pelas companhias, disse Thierry Ligonnière, presidente executivo da ANA-Aeroportos salientando que os cancelamentos de voos que têm acontecido nos últimos dias são sobretudo da responsabilidade das companhias aéreas como também que uma parte dos cancelamentos que aconteceram na semana passada foi relacionada com o incidente com um avião pequeno na pista que levou ao encerramento da pista durante cerca de uma hora e meia.
Mas há cancelamentos estruturais que têm a ver com outras razões, como, por exemplo, a organização de recursos das companhias aéreas, explicou Thierry Ligonnière, afirmando que, nestes casos, caberia mais às companhias aéreas detalharem aos deputados.
O presidente e o presidente executivo da ANA, respetivamente, José Luís Arnaut e Thierry Ligonnière foram ouvidos ontem (06) no parlamento, para esclarecimentos sobre os problemas nos aeroportos de Lisboa e do Porto.
Em causa está a classificação do ‘site’ alemão AirHelp, que se dedica à defesa dos passageiros aéreos, e divulga anualmente um ‘ranking’ mundial dos aeroportos, no qual o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, surge na 132.ª posição, com uma avaliação geral de 5.76 em 10 pontos, entre os 132 aeroportos avaliados, ou seja, em último lugar.
Já o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, aparece como o oitavo pior, com uma pontuação geral de 6.46.
A avaliação feita pela AirHelp incidiu em tens como por exemplo, os atrasos nas partidas e chegadas, a qualidade do serviço e os espaços comerciais e de alimentação.
O presidente executivo da ANA rejeitou um cenário de redução de capacidade no aeroporto de Lisboa, ao contrário do que está a ser adotado por outros aeroportos europeus, destacando que isso não é necessário porque a Portela tem uma melhor capacidade de resposta do que outras infraestruturas.