Início noticias Lisboa é a 109º cidade mais cara do mundo (Mercer)

Lisboa é a 109º cidade mais cara do mundo (Mercer)

O estudo “Custo de Vida 2022”, lançado pela consultora Mercer, que inclui 227 cidades do mundo onde vivem trabalhadores expatriados, considera que Lisboa é a 109.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida para expatriados, descendo 26 posições em relação a 2021, num ‘ranking’ liderado por Hong Kong, na China.

No entanto, o mesmo estudo salienta que considerando apenas o continente europeu, Lisboa é a 36.ª cidade mais cara para expatriados.

O estudo foi realizado a partir da análise conjunta do custo comparativo de mais de 200 itens em cada local, incluindo habitação, transporte, alimentação, vestuário, produtos domésticos e entretenimento, e que utiliza Nova Iorque como cidade-base para todas as comparações, inclusive os movimentos monetários são medidos em relação ao dólar norte-americano.

No ‘ranking’ global, Hong Kong volta a ser a cidade mais cara do mundo para expatriados, seguindo-se as cidades suíças de Zurique (2.º), Genebra (3.º), Basileia (4.º) e Berna (5.º).

No continente europeu, além das quatro cidades da Suíça, o ‘ranking’ é liderado por capitais de países, nomeadamente Copenhaga, Londres, Viena, Amesterdão, Oslo e Munique.

Os dados apresentados no estudo da Mercer, além de demonstrarem que as condições de trabalho e económicas em todo o mundo estão a evoluir mais rapidamente do que antes, permitem às empresas avaliarem os custos de contratos internacionais em tempos de incerteza.