O crescente interesse em Portugal em promover a ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto e a cidade espanhola de Vigo, na Galícia, levou o primeiro-ministro, António Costa, a realizar uma ”campanha promocional” do território espanhol, depois de ter participado numa reunião com empresários de ambos os países, organizada pela Câmara de Comércio Luso-Espanhola.
Talvez queira ir para Madrid, como ir para Barcelona, Valência ou Sevilha. A Espanha é muito bonita, não é só Madrid, disse António Costa respondendo a uma pergunta sobre um possível projeto de conexão ferroviária de alta velocidade entre os dois países, nomeadamente entre Lisboa e Madrid.
O que verdadeiramente importa não é a discussão entre Lisboa e Madrid, o que importa é saber como Portugal se integra na rede ibérica de alta velocidade. Ou fica fora ou fica dentro. Quando digo rede, é rede“, disse o primeiro-ministro durante a sua participação no encontro empresarial.
O governante, na sua intervenção, destacou ainda que Portugal já definiu uma linha prioritária com o eixo Lisboa-Porto-Vigo, embora ainda esteja pendente um debate com o governo espanhol sobre a melhor maneira de conectar este eixo atlântico com toda a rede.
Recorde-se que as ligações transfronteiriças têm sido um tema frequente nas últimas cimeiras bilaterais entre Portugal e Espanha.
A única ligação ferroviária que existia entre Lisboa e Madrid era o Lusitânia, um comboio noturno que ligava ambas capitais em 10 horas cujo serviço foi interrompido em março de 2020 devido às restrições da pandemia de coronavírus e desde então não foi retomado, gerando dúvidas sobre a sua rentabilidade.