Início noticias TAP aprovou as contas referentes ao ano de 2021

TAP aprovou as contas referentes ao ano de 2021

De acordo com um recente comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a acionista única da TAP, ou seja, a República Portuguesa, aprovou a proposta de aplicação de resultados, designadamente a transferência do resultado líquido negativo no montante de 1.430.551.041 euros para a conta de resultados transitados.

A comunicação à CMVM é o resultado da TAP ter aprovado em assembleia-geral os relatórios de gestão e das contas individuais e consolidadas relativas a 2021 e a transferência para resultados transitados de mais de 1.430 milhões de euros de prejuízo

Na comunicação, a empresa comunicou ao mercado que foi também aprovado o reconhecimento da perda de metade do capital social da TAP e das medidas disponíveis ao abrigo do artigo 35.º do Código das Sociedades Comerciais, tendo o acionista decidido que não seja tomada qualquer medida de momento, já que as medidas a adotar estão definidas no Plano de Reestruturação do Grupo TAP aprovado pela Comissão Europeia.

Recorde-se que a TAP encerrou o primeiro trimestre com um prejuízo de 121,6 milhões de euros. Mesmo assim, uma melhoria de 66,7% face ao período homólogo.

Na altura, Christine Ourmières-Widener, CEO da companhia, salientou que entre janeiro e março se assistiu a uma clara recuperação da procura e que, para o verão, a empresa está cautelosamente otimista em termos de reservas.

O resultado líquido foi de -121,6 milhões de euros, registando uma melhoria material quando comparado com o primeiro trimestre de 2021.