Início noticias ICCA distingue performance do Porto

ICCA distingue performance do Porto

O índice de desempenho de destino (Destination Performance Index, na terminologia inglesa), da responsabilidade da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), coloca o Porto como um dos que tiveram um melhor comportamento durante o período agudo da pandemia e que melhor se prepararam para a retoma turística.

Em 2019, antes da crise sanitária, o Porto ocupava o 39.º lugar do ranking de destinos com melhores condições para acolher eventos do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e neste momento é o 14.º destino europeu mais bem colocado nessa lista e o 16.º ao nível mundial.

Para Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, a indústria MICE é estratégica para o Porto e Norte, que cedo identificou o segmento como importante na retoma, por força do efeito multiplicador deste produto, quer em termos de consumo turístico quer no combate à sazonalidade.

Fruto desta aposta, para o corrente ano, o destino Porto e Norte já captou mais de uma centena de eventos que, no total, trarão à região mais de 32 mil pessoas. Entre eles encontram-se eventos de grande notoriedade internacional como o M&I Forum, a AITO Overseas Conference ou o Wordcamp Europe.

Para reconhecer e recompensar o esforço dos destinos em relação a políticas Covid, a ICCA criou um índice em que foram avaliados variados itens adaptados à nova realidade e características dos eventos neste período. Da soma de todos os indicadores e da sua média ponderada resulta a posição no ranking de desempenho dos destinos.