O Opção Turismo noticiou no passado mês de março, mais propriamente na edição do dia 03, que o grupo Lufthansa estava a estudar uma eventual hipótese de ter uma nova subsidiária aérea para absorver alguns pilotos da Lufthansa e assim reduzir seus salários em 20% a 30%. Pouco tempo depois, o desejo torna-se realidade e surge uma nova subsidiária: Newcont.
Assim e em 09 de maio, a empresa Flugverkehrsbetrieb München GmbH foi registada no Tribunal Distrital de Munique. Esta subsidiária, que está pendente para obter seu certificado de operador aéreo (AOC), será responsável por operar sob a marca Lufthansa em rotas domésticas alemãs e europeias a partir das bases em Frankfurt e Munique a partir do verão de 2023
Espera-se que a empresa contrate 250 pilotos e o objetivo final é que ela tenha uma frota de 40 aeronaves.
Para o sindicato Vereinigung Cockpit, a criação desta nova subsidiária aparece num momento delicado, uma vez que o registo da empresa aconteceu 10 dias depois de a Lufthansa ter enviado avisos de rescisão de contrato para 281 pilotos da Germanwings.
Recorde-se que até agora, o Grupo Lufthansa era composto pelas empresas alemãs Lufthansa (e seus parceiros regionais), Lufthansa Cargo, Eurowings e Eurowings Discover (lançado em 2021); as companhias suíças SWISS e Edelweiss Air; a Autrian Airlines, da Áustria; e a Brussels Airlines, da Bélgica.