O Japão vai permitir a entrada de grupos de turistas de 98 países a partir de 10 de junho. Recorde-se que o país tem as suas fronteiras encerradas a visitantes há mais de dois anos.
A lista de 98 países e regiões onde a situação da covid-19 é considerada como relativamente estável e na qual Portugal não consta, foi anunciada pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
Os aeroportos de Naha em Okinawa, no sul, e Shin-Chitose em Hokkaido, no norte, passam a estar também incluídos no número de aeroportos que aceitam voos internacionais.
Todos os turistas devem apresentar um teste com resultado negativo à covid-19 antes de viajar para o Japão e alguns serão ainda testados novamente à chegada.
Pessoas já vacinadas com a dose de reforço poderão evitar o teste adicional, bem como uma quarentena de três dias.
Os turistas serão acompanhados e terão de respeitar o uso de máscara e outras medidas impostas para controlar a pandemia no Japão.
Também o limite diário de entrada do Japão de passageiros em voos internacionais vai duplicar a partir de quarta-feira, para 20 mil pessoas.