Início principal Cascais: hotel Baía comemora 60 aniversário

Cascais: hotel Baía comemora 60 aniversário

0

No passado mês de abril, o hotel celebrou mais uma data histórica na sua vida: os seus 60 anos de existência na vila de Cascais.


Para assinalar a data, vão decorrer ao longo do ano realizar-se-ão vários eventos e iniciativas, incluindo uma exposição que já pode ser visitada, na receção e restaurante do hotel, com várias fotografias e documentos que datam desde o início do século XX.


Entretanto, como ‘prenda’ o hotel está a proceder à renovação das suas suítes.


Ao longo de 60 anos, o hotel Baía vivenciou momentos históricos, contratempos inesperados e tornou-se num importante promotor do turismo em Cascais.


É no início do séc. XX, um dos pontos turísticos da vila de Cascais e muito frequentado pela família real era o Café Tavares que, mais tarde e segundo uma ideia de João Soares, surge a ideia de construir o primeiro hotel em Cascais.


Projetado pelo arquiteto Alberto Cruz, em 19 de março 1959, inicia-se a construção do hotel Baía junto ao Café Tavares, que viria a ser demolido.


Três anos depois, mais propriamente em 17 abril 1962, acontece a inauguração do hotel que sofre a sua primeira ampliação nos anos de 1972/73: restaurante, bar e sala de estar passam para o piso térreo, e é construída uma sala de banquetes e reuniões no piso -1.


Nessa mesma altura, o hotel passa a ter um total de 87 quartos.


Após a revolução de abril, os proprietários do hotel Baía perdem o acesso à gestão do hotel. No entanto, já em 1982, a gestão do hotel Baía regressa aos fundadores, com o tribunal a reconhecer os legítimos donos a 22 de novembro.


Em 1990, acontece a segunda ampliação do hotel Baía. A fachada norte foi totalmente renovada, assim como o solário e as várias salas no rés-do-chão e piso -1.


Desde então, o hotel apresenta-se com um total de 113 quartos. Anos depois, o hotel é renovado e é construído um parque de estacionamento subterrâneo.


A pandemia da Covid-19, no inicio de 2020, obriga o hotel a fechar pela primeira vez desde que abriu portas em 1962.


Hoje, em pleno funcionamento, o hotel Baía celebra o seu 60º aniversário.


Para relembrar estes acontecimentos da história do primeiro hotel da vila de Cascais, está patente na receção da unidade hoteleira uma exposição que recorda, através de imagens, documentos e objetos recolhidos ao longo de todos estes anos.

Artigo anteriorAcórdão do STJ não permite AL em prédios de habitação
Próximo artigoAçores cria ‘voucher’ para retoma do turismo em São Jorge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui