A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) revelou no seu boletim mensal, referente ao mês de abril de 2022, e salientando que são dados provisórios, que a taxa de ocupação quarto no Algarve foi de 60,4%, 4,8 pontos percentuais abaixo do que o valor registado em 2019 (-7,3%) e ao nível do registado em 2016.
No entanto e comparativamente a 2021, a ocupação média subiu 52,3 p.p. (+650%).
O mercado britânico (+1,2pp) e o mercado irlandês (+1,3pp) foram os que apresentaram as maiores subidas face a abril de 2019. As maiores descidas foram as do mercado nacional (-1,8pp) e do alemão (-1,5pp).
No que concerne ao volume de vendas aumentou 5,0% face a abril de 2019 e 775% face ao mesmo mês de 2021.
Refira-se ainda, segundo a AHETA, que as vendas efetuadas através de plataformas online não incluem o pagamento das respetivas comissões, o que influencia o aumento homólogo do volume de vendas e, por essa via, os preços praticados.