No Riviera Hotel, nesta altura, é ainda cedo para afirmar que 2022 vai ser um ano excecional. Quem o diz é Noel Cavaco Dias, diretor geral da unidade hoteleira de 4 estrelas localizada em Carcavelos, Cascais.
No entanto e com um certo sorriso, refere que existem mesmo todas as possibilidades, se nada acontecer de adverso, de ficar muito próximo a 2019 ou, até mesmo, mesmo ultrapassar.
– Recordo que os meses considerados tradicionalmente ‘bons’ para o hotel ainda não chegaram e, nesta altura, ou seja, de janeiro a abril, comparativamente com o mesmo período de 2019, a média ocupação-quarto está inferior nuns três por cento. Contudo, em termos de receitas, porque os preços foram aumentados, estamos com um valor superior.
A ocupação média quarto nos quatro primeiros meses de 2022 situa-se nos 60%, mas e como já foi referido, as receitas estão um pouco acima dos valores conseguidos em 2019.
Quanto aos mercados geradores de turismo para o Riviera Hotel não houve qualquer alteração em relação aos últimos anos, embora os mercados nacional e espanhol, respetivamente, o primeiro e o segundo, tenham aumentado. Seguem-se o francês, britânico e alemão. Este ano o mercado polaco pode ser uma agradável surpresa, mas ainda sem números concretos.
Quanto às perspetivas, o diretor geral do Riviera Hotel, salienta que as reservas para os próximos meses de junho a agosto, inclusive, neste momento, estão quase a chegar aos 70%. O que é muito bom para nós, que não somos um hotel de ‘resort’ especificamente.
– De janeiro a setembro, esperamos alcançar uma ocupação média a rondar os 90%. Ou seja, um número muito igual ao de 2019 mas com receitas muito acima, afirma Noel Dias destacando que o orçamento para o corrente ano, o ano da recuperação, foi feito com muito cuidado e rigor, e ainda com muitas exigências.
– É por isso que eu digo que será o ano da recuperação e tenho quase a certeza que vamos ultrapassar o orçamento proposto. Isto porque acredito que os meses de outubro, novembro e dezembro sejam bons…. se nada de péssimo vier a contrariar esta evolução.
Se tudo correr bem, como se costuma dizer, 2022 vai ser o melhor ano de sempre na história do Riviera Hotel.
No que concerne às reservas, Noel Dias diz que estão cada vez mais a aparecerem em cima da hora e em relação aos anos anteriores têm vindo a aumentar em número.
– Quanto às reservas online através do ‘site’ do hotel têm vindo a crescer, é o canal preferencial dos nossos clientes, mas representam ainda uns 20% do total. Nesse sentido, vamos renovar o ‘site’, torna-lo mais apelativo e dinâmico.
O verão está à porta e por isso o Riviera Hotel prepara algumas novidades.
Por exemplo, a piscina vai ser reinaugurada no próximo dia 14 e já está definida uma programação para a época alta, embora outras novidades possam vir a aparecer.
Assim, os Santos Populares, nomeadamente o Santo António, vão ser comemorados com um arraial na piscina.
Nos meses de julho e agosto, os ‘barbecues’ na piscina vão substituir, aos domingos, o Family Brunch.
Também em julho serão reativados os jantares temáticos diários.
A terminar esta troca de impressões com Noel Dias, diretor geral do Riviera Hotel, em Carcavelos, abordou-se o tema das remodelações da unidade que completou recentemente os 20 anos de operação.
– A atividade está a voltar ao normal e, consequentemente, vamos pensar em algumas remodelações mais prioritárias. Assim, em primeiro lugar, iremos remodelar os quartos, nomeadamente as casas de banho. Será uma operação que terá de ser feita por fases, uma vez que não podemos encerrar o hotel na totalidade.
Luís de Magalhães