Portugal decidiu ignorar as recomendações da União Europeia (UE) após a saída do Reino Unido (Brexit) e, nesse sentido, irá facilitar a entrada de britânicos em todas as suas fronteiras.
Ou seja, Portugal continuará a tratar os turistas britânicos como cidadãos da União Europeia, evitando controles físicos e filas nos aeroportos.
De acordo com o jornal britânico The Mirror, os viajantes britânicos que possuem um passaporte eletrónico poderão evitar controles físicos de passaporte, uma vez que poderão usar as portas eletrónicas e ‘torniquetes’ de passagem como qualquer outro turista da UE.
Ainda e de acordo com aquele jornal britânico, Portugal torna-se o primeiro país a rejeitar as recomendações da UE, que considera o Reino Unido como um “terceiro país” em sua legislação.
Portugal está claramente a liderar o caminho para reconhecer que tem que processar um grande número de visitantes britânicos da melhor maneira possível, caso contrário haveria longas filas neste verão, disse Paul Charles, executivo-chefe da consultoria de relações de viagem PC Agency, acrescentando que, certamente outros países da UE seguirão essa medida; caso contrário, os viajantes britânicos enfrentarão longos atrasos ao entrar na França, Espanha, Grécia, Itália e outros países.