Início noticias Turismo de Portugal apresentou Sketch Tour Portugal

Turismo de Portugal apresentou Sketch Tour Portugal

0

O Turismo de Portugal mostrou ontem (21) o resultado da SketchTour Portugal Reload no Museu Abílio de Mattos e Silva, em Óbidos, no âmbito do Festival Latitudes, um evento dedicado à literatura e viajantes. Além da Inauguração da Exposição, num evento que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, foi apresentado o Livro do projeto que junta textos e desenhos de vinte Sketchers, dez nacionais e dez internacionais, e de onze autores de referência da língua portuguesa.

Lançado em 2017 pelo coletivo de artistas Urban Sketchers e com o apoio do Turismo de Portugal, o projeto SketchTour Portugal contou com a participação de vinte e quatro Sketchers nacionais e internacionais que foram desafiados a retratar Portugal e a cultura portuguesa através dos seus desenhos, inspirados por uma viagem no Destino.

Após o sucesso da primeira edição, a SketchTour Portugal Reload regressou em 2021 e, além da participação de vinte Sketchers oriundos dos mercados prioritários para Portugal – Espanha França, Itália, Reino Unido e Suécia – juntou à viagem onze autores e escritores de referência da língua portuguesa, que escreveram Portugal e as suas 7 Regiões, ampliando os desenhos com as suas palavras e narrativas. Desta iniciativa resultaram mais de 4.000 conteúdos em redes sociais, 500 desenhos, 10 webisodes, uma exposição multimédia e um livro. Estes conteúdos multimédia foram já visualizados por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

A exposição contém, além dos desenhos e palavras, materiais recolhidos durante as visitas, uma biblioteca sonora e visual das várias regiões e o mapeamento destas experiências no território, iniciando a sua itinerância no Brasil (Bienal Internacional do Livro de São Paulo), seguindo depois para França no âmbito da Temporada Cruzada.

O livro, criado em parceria com a Editora Caleidoscópio, e que terá edição em português, francês e inglês, estará disponível a partir de maio e visa promover a oferta e o turismo literário através de um projeto integrado que alia a escrita ao desenho, procurando inspirar futuras viagens pelos diferentes territórios e experiências que o destino oferece.

De acordo com Mia Couto, autor que escreveu o prefácio do livro, o segredo da viagem não é o destino. É deixar-se ser visitado. Permitir que a viagem tome posse de nós. Em Portugal é fácil ser enlaçado pela cintura e sermos levados nessa dança que nos afasta do nosso próprio cansaço. Vale a pena ir à descoberta destes encontros em Portugal porque esta terra está cheia de braços à espera de serem abraços.

O projeto SketchTour Portugal Reload enquadra-se nos objetivos definidos no Programa de Ação para o Turismo Literário, que pretende colocar Portugal no mapa dos destinos literários, valorizar e promover a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o território. Este programa procura assim contribuir para a coesão social e territorial e impulsionando o negócio turístico, em total alinhamento com o Plano para a Retoma do Turismo e com as metas estratégicas preconizadas na Estratégia Turismo 2027.

​Estas iniciativas, que contam com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, apresentam o resultado do desafio que foi lançado pelo Turismo de Portugal ao coletivo de artistas Urban Sketchers e a uma dezena de autores e escritores de referência da língua portuguesa, de diferentes gerações.

A Sketch Tour PT Reload desafiou autores a partilharem as emoções despertadas pelas paisagens, a história, o património e a cultura dos sítios por onde passaram, com o objetivo de promover a oferta turística e o turismo literário através de uma iniciativa que alia a escrita ao desenho.

Este projeto, agora partilhado com o público, viu, sentiu e registou Portugal através de textos e de desenhos de autores nacionais e estrangeiros, visando inspirar futuras viagens pelos diferentes territórios e experiências que o destino oferece.

Artigo anteriorFaça férias em São Tomé e Príncipe com a Sonhando
Próximo artigoParlamento dos Açores aprova criação de taxa turística

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui