Início principal Agata Witoslawska: Foi muito útil e positiva a presença da Polónia na...

Agata Witoslawska: Foi muito útil e positiva a presença da Polónia na BTL’22

0

Este foi a nossa primeira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e um dos primeiros eventos presenciais após a pandemia, começa por dizer Agata Witoslawska, acrescentando que ficou muito surpresa com o perfil do turista português que mudou nos últimos anos.

A directora da Oficina Nacional do Turismo da Polónia achou, de uma maneira geral, que o público que visitou a BTL estava bastante curioso, pronto para viajar e aberto para conhecer novos lugares e também para experimentar algo novo.

Para a Polónia é uma boa notícia. Somos um país europeu, com uma cultura e natureza muito atractivas, apenas quatro horas de voo directo de Lisboa. Penso que será uma surpresa muito agradável e positiva para os muitos viajantes portugueses.

Refira-se que para muitos dos visitantes, a Polónia já estava na lista dos destinos a visitar antes da pandemia e ainda está, embora alguns deles tivessem afirmado que vão aguardar mais algum tempo por causa do conflito na Ucrânia.  E belas fotos

Na BTL, o stand da Polónia destacava-se no pavilhão onde estava a oferta internacional pela sua muita informação sobre o destino e também pelas atractivas fotografias de Varsóvia e Cracóvia, capazes de inspirar ainda mais os viajantes portugueses a viajar para a Polónia num futuro não muito distante.

– Por último, mas não menos importante, destaco os muitos visitantes portugueses que já tinham viajado para a Polónia e vieram apenas para partilhar as suas impressões que foram, e ainda são, muito positivas.

A importância de estar presente

Agata Witoslawska considera que estes últimos tempos têm sido difíceis por causa do conflito armado. Tanto mais que os polacos estão a dar um grande apoio e ajuda aos refugiados na medida do possível. Os portugueses sabem disso e recebemos muitos agradecimentos, incluindo o do próprio Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da sua visita ao nosso stand.

A responsável considera que, só por isso, foi muito importante estar presente na BTL, já que dessa forma mostramos que somos um destino turístico que vale a pena ser conhecido e descoberto num futuro muito próximo.

No stand da Polónia estiveram representados cinco dos principais operadores turísticos polacos.

Todos os actores são de opinião que, o momento não é muito propício para fazer negócios. Todavia, todos esperam, quer os operadores polacos, quer os portugueses, que muito em breve possam haver resultados positivos.

Estas relações comerciais são muito importantes para começar a recuperar o turismo a nível europeu e, em particular, a nível polaco, devido ao conflito. Nesse sentido, os nossos parceiros de negócio presentes no stand prepararam uma nova abordagem pós pandemia para conhecer e visitar a Polónia e, consequentemente, renovar as ofertas que os operadores turísticos portugueses podem aproveitar para serem mais competitivos no relançamento do destino no mercado português, conclui Agata Witoslawska.

Mercado português a crescer

Segundo dados do Turismo da Polónia, mais de 65.000 portugueses visitaram a Polónia em 2019.

– Não era um número muito alto, mas vinha a crescer e esperávamos que essa tendência continuasse, explica a nossa entrevistada prometendo que depois da pandemia e quando o conflito actual na Ucrânia tiver cessado, vamos recomeçar a promoção e esperamos chegar muito rapidamente aos números de 2019. Queremos receber cada vez mais viajantes portugueses, com base na solidariedade europeia. Para além das promessas também ficam os desejos.

Espero também que os turistas portugueses, nomeadamente aqueles que já visitaram os destinos mais populares da Polónia, como Cracóvia e Varsóvia, descubram outras preciosidades culturais, históricas e naturais ‘escondidas’ por toda a Polónia. Nesse sentido, vamos promover outros locais como Gdansk, a capital báltica da Polónia; Torun, onde nasceu Nicolau Copérnico; o turismo activo na Terra dos Mil Lagos, e muitos mais. Isto, sem esquecer a

surpreendente gastronomia polaca.

Para já, refira-se que alguns destes destaques podem ser encontrados no ‘site’ da Oficina Nacional do Turismo da Polónia dedicado ao mercado português em www.polonia.travel/pt.

Mais acções promocionais em Portugal

Agata Witoslawska, directora da Oficina Nacional do Turismo da Polónia, anuncia que o programa de promoção do destino Polónia em Portugal vai manter-se e que a primeiro medida prioritária será enriquecer o conteúdo do nosso ‘site’ português e insistir mais na comunicação através das redes sociais tanto B2b como B2C.

Recorde-se que na semana passada, o turismo da Polónia participou num roadshow em três cidades portuguesas para conhecer agentes de viagens no Porto, Coimbra e Lisboa.

A terminar, Agata Witoslawska diz que estão a planear mais um workshop ou webinars no Outono para promover os mercados de Natal na Polónia.

Os mercados de Natal na Polónia são quase desconhecidos dos viajantes portugueses, embora sejam muitos os que querem sentir e ver a paisagem de Inverno e as tradições natalícias da Polónia. Por isso há muito trabalho a fazer para se recuperar o mercado português.

Luís de Magalhães

Artigo anteriorMadeira: mercados tradicionais mantêm-se no topo da procura pelo destino
Próximo artigoGrupo Hoti Hoteis está a recrutar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui