Este foi a nossa primeira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e um dos primeiros eventos presenciais após a pandemia, começa por dizer Agata Witoslawska, acrescentando que ficou muito surpresa com o perfil do turista português que mudou nos últimos anos.
A directora da Oficina Nacional do Turismo da Polónia achou, de uma maneira geral, que o público que visitou a BTL estava bastante curioso, pronto para viajar e aberto para conhecer novos lugares e também para experimentar algo novo.
– Para a Polónia é uma boa notícia. Somos um país europeu, com uma cultura e natureza muito atractivas, apenas quatro horas de voo directo de Lisboa. Penso que será uma surpresa muito agradável e positiva para os muitos viajantes portugueses.
Refira-se que para muitos dos visitantes, a Polónia já estava na lista dos destinos a visitar antes da pandemia e ainda está, embora alguns deles tivessem afirmado que vão aguardar mais algum tempo por causa do conflito na Ucrânia. E belas fotos
Na BTL, o stand da Polónia destacava-se no pavilhão onde estava a oferta internacional pela sua muita informação sobre o destino e também pelas atractivas fotografias de Varsóvia e Cracóvia, capazes de inspirar ainda mais os viajantes portugueses a viajar para a Polónia num futuro não muito distante.
– Por último, mas não menos importante, destaco os muitos visitantes portugueses que já tinham viajado para a Polónia e vieram apenas para partilhar as suas impressões que foram, e ainda são, muito positivas.
A importância de estar presente
Agata Witoslawska considera que estes últimos tempos têm sido difíceis por causa do conflito armado. Tanto mais que os polacos estão a dar um grande apoio e ajuda aos refugiados na medida do possível. Os portugueses sabem disso e recebemos muitos agradecimentos, incluindo o do próprio Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, aquando da sua visita ao nosso stand.
A responsável considera que, só por isso, foi muito importante estar presente na BTL, já que dessa forma mostramos que somos um destino turístico que vale a pena ser conhecido e descoberto num futuro muito próximo.
No stand da Polónia estiveram representados cinco dos principais operadores turísticos polacos.
Todos os actores são de opinião que, o momento não é muito propício para fazer negócios. Todavia, todos esperam, quer os operadores polacos, quer os portugueses, que muito em breve possam haver resultados positivos.
– Estas relações comerciais são muito importantes para começar a recuperar o turismo a nível europeu e, em particular, a nível polaco, devido ao conflito. Nesse sentido, os nossos parceiros de negócio presentes no stand prepararam uma nova abordagem pós pandemia para conhecer e visitar a Polónia e, consequentemente, renovar as ofertas que os operadores turísticos portugueses podem aproveitar para serem mais competitivos no relançamento do destino no mercado português, conclui Agata Witoslawska.
Mercado português a crescer
Segundo dados do Turismo da Polónia, mais de 65.000 portugueses visitaram a Polónia em 2019.
– Não era um número muito alto, mas vinha a crescer e esperávamos que essa tendência continuasse, explica a nossa entrevistada prometendo que depois da pandemia e quando o conflito actual na Ucrânia tiver cessado, vamos recomeçar a promoção e esperamos chegar muito rapidamente aos números de 2019. Queremos receber cada vez mais viajantes portugueses, com base na solidariedade europeia. Para além das promessas também ficam os desejos.
– Espero também que os turistas portugueses, nomeadamente aqueles que já visitaram os destinos mais populares da Polónia, como Cracóvia e Varsóvia, descubram outras preciosidades culturais, históricas e naturais ‘escondidas’ por toda a Polónia. Nesse sentido, vamos promover outros locais como Gdansk, a capital báltica da Polónia; Torun, onde nasceu Nicolau Copérnico; o turismo activo na Terra dos Mil Lagos, e muitos mais. Isto, sem esquecer a
surpreendente gastronomia polaca.
Para já, refira-se que alguns destes destaques podem ser encontrados no ‘site’ da Oficina Nacional do Turismo da Polónia dedicado ao mercado português em www.polonia.travel/pt.
Mais acções promocionais em Portugal
Agata Witoslawska, directora da Oficina Nacional do Turismo da Polónia, anuncia que o programa de promoção do destino Polónia em Portugal vai manter-se e que a primeiro medida prioritária será enriquecer o conteúdo do nosso ‘site’ português e insistir mais na comunicação através das redes sociais tanto B2b como B2C.
Recorde-se que na semana passada, o turismo da Polónia participou num roadshow em três cidades portuguesas para conhecer agentes de viagens no Porto, Coimbra e Lisboa.
A terminar, Agata Witoslawska diz que estão a planear mais um workshop ou webinars no Outono para promover os mercados de Natal na Polónia.
– Os mercados de Natal na Polónia são quase desconhecidos dos viajantes portugueses, embora sejam muitos os que querem sentir e ver a paisagem de Inverno e as tradições natalícias da Polónia. Por isso há muito trabalho a fazer para se recuperar o mercado português.
Luís de Magalhães