Ao que consta foi um nascer do sol na cidade ucraniana de Odessa, no Mar Negro -agora fortemente atacada pelos invasores russos -, que inspirou Eduardo di Cápua a compor a música de ‘O sole mio’.
’O sole mio’, uma das canções italianas mais conhecidas em mundo e cantarolada por turistas que visitam Nápoles e Veneza, foi originalmente composta na Ucrânia.
Interpretada por grandes artistas como Luciano Pavarotti ou, até mesmo, o próprio Elvis Presley, com sua adaptação inglesa ‘It’s Now or Never’, esta canção foi composta em 1898 pelos italianos Eduardo di Capua (música) e Giovanni Capurro (letra).
A canção narra a ascensão e esplendor do sol na cidade costeira de Nápoles. No entanto, a verdadeira história é que di Cápua estava a descansar na cidade ucraniana de Odessa, quando viu o sol nascer nas margens do Mar Negro.
A beleza da paisagem e o próprio nascer do sol inspirou-o a compor a música que acompanharia a letra composta por Capurro, que, por sua vez, foi inspirada nas imagens dos cartões postais de Verão da costa napolitana.
O tema musical ultrapassou as fronteiras italianas, foi incluída em shows internacionais e experiências turísticas em várias partes do mundo quando se referem à Itália, como é o caso, por exemplo, do Venetian Resort Hotel Casino em Las Vegas ou Macau.
Vídeo: https://youtu.be/ZzNV5R-Gf6I