Início noticias UE: “Lista negra” da aviação inclui 21 companhias russas

UE: “Lista negra” da aviação inclui 21 companhias russas

A Comissão Europeia informou em comunicado que, na mais recente lista de transportadoras proibidas de operar na União Europeia (UE) por não cumprirem as normas internacionais, incluiu 21 companhias áreas certificadas na Rússia.

No entanto, a UE explica que não se trata de nova sanção pela guerra na Ucrânia, mas que esta decisão se deve a graves preocupações de segurança devido ao novo registo forçado de aeronaves de propriedade estrangeira na Rússia, permitindo conscientemente a sua operação sem certificados válidos de aeronavegabilidade, acrescentando que isso constitui uma violação das normas internacionais de segurança aérea.

A comissária europeia dos Transportes Adina Valean lembrou que a Agência Federal Russa de Transportes Aéreos permitiu às companhias aéreas russas operar centenas de aeronaves de propriedade estrangeira sem um certificado de navegabilidade aérea válido e que as que aderiram fizeram-no conscientemente, em violação das normas de segurança internacionais relevantes. Isto não só constitui uma clara violação da Convenção sobre Aviação Civil Internacional (a Convenção de Chicago), como também representa uma ameaça imediata à segurança, frisou Adina Valean.