COMPARTILHE

Os voos entre Díli e Singapura, operados pela Air Timor, vão terminar no dia 30 de março depois da Singapore Airlines ter recusado renovar o contrato de charter para a ligação aérea

– Lamentamos esta decisão. Não podemos continuar estes voos. O último voo será no dia 30 de março, confirmou o director da Air Timor, Syed Abdul Rahman, que operava a ligação através de aviões contratados à SilkAir, subsidiária da Singapore Airlines.

O fecho de operações afecta não só o transporte de passageiros, mas algum importante transporte de carga, com produtos farmacêuticos, peças para automóveis e aviação e carga geral a ser transportada, normalmente, nos voos de Singapura para a capital timorense.

Oficialmente, a Singapore Airlines justifica a decisão de não renovar o contrato, que termina a 31 de março, devido a um processo de “reintegração” da SilkAir na empresa mãe e à expansão dos serviços regulares na sua própria rede.

Entretanto,  o Governo timorense aprovou no seu último Conselho de Ministros a assinatura de um acordo com o Governo da Malásia para serviços de transporte aéreo entre os dois países.

Em comunicado, o Governo explicou ter analisado alternativas e possíveis acordos para as ligações aéreas internacionais e o objectivo é a normalização do serviço de transporte aéreo no país, embora não tenham sido dado detalhes.