Início B1 Vai ser lançado livro dedicado ao Turismo no centro de Portugal

Vai ser lançado livro dedicado ao Turismo no centro de Portugal

COMPARTILHE

A Universidade Europeia vai lançar um livro sobre o potencial turístico do Centro de Portugal, a principal região afectada pelos incêndios em 2017. Com prefácio da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “Turismo no Centro de Portugal – Potencialidades e Tendências” será apresentado no dia 18 de julho, pelas 17h00, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

O livro está organizado em 19 capítulos que caracterizam o antes e o depois dos incêndios, num exercício onde se analisa o panorama actual da região e se evidencia o seu potencial.

Inspirados nos mais recentes modelos de competitividade turística dos destinos, a obra é estruturada em quatro grandes áreas que evidenciam os elementos fundamentais para o desenvolvimento de um destino competitivo. Na primeira, “O Turismo no Centro de Portugal”, exploram-se as políticas públicas desenhadas para a região, acessibilidades, o desenvolvimento social que o Turismo aporta ou poderia aportar a aldeias desertificadas, concluindo-se com uma avaliação da imagem da região em diferentes grupos de turistas. Na secção seguinte, “Os incêndios no centro de Portugal” são analisadas a extensão e gravidade do flagelo, bem como os seus impactos na competitividade do destino.

De seguida elencam-se os “Produtos Turísticos” que não ficaram tão vulneráveis à catástrofe como rotas enológicas, religião, trilhos e a Serra da Estrela, produtos que apresentam níveis diferentes de preferência e de desenvolvimento, favorecendo a competitividade da região. Na quarta parte, “Propostas para o Futuro”, são elencadas novas formas de gestão e produtos turísticos que os autores acreditam poderem contribuir para reafirmar a competitividade do Centro.

Esta obra, inédita em Portugal, quer pela espontaneidade com que surgiu, quer pela dimensão da congregação de esforços, quer pela abrangência dos seus conteúdos, encerra com um capítulo composto por “Conclusões e Prospectivas Estratégicas”. Estas últimas páginas documentam os testemunhos dos múltiplos reputados investigadores, entidades diversas e órgãos governamentais que se uniram para materializar o livro.