COMPARTILHE

A Turquia vai introduzir um imposto de turismo a partir de 1º de janeiro de 2019, nomeadamente sobre a segurança de turistas nacionais e internacionais, no valor de 1,5 euros. A taxa será cobrada no momento da chegada aos aeroportos do país.

Segundo alguns jornais locais, a Direção Geral de Aeroportos do Estado pretendia originalmente introduzir um imposto de 3 euros por pessoa. No entanto, a Associação das Agências de Viagens da Turquia TURSAB apelou junto do ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy, no sentido da taxa ser reduzida, uma vez que já alguns milhões de turistas pagaram antecipadamente as suas férias na Turquia em 2019.

Após negociações com o Ministério dos Transportes e Infraestruturas, foi decidido reduzir a taxa para 1,5 euros por pessoa.

Refira-se que mais de 40 milhões de turistas estrangeiros visitaram a Turquia no período de janeiro a outubro de 2018. Anteriormente, o Ministério da Cultura e Turismo anunciou que quase 35,6 milhões de estrangeiros estavam visitando a Turquia nos primeiros 10 meses de 2018, um aumento de 22,4%, em comparação com cerca de 29 milhões no mesmo período do ano passado.