COMPARTILHE

Estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC) revela que o sector do turismo, nas 72 cidades analisadas, representa um total de 6,7% do PIB, contrapondo à indústria “apenas” vale 3,2%. Feitas as contas, anualmente, são feitas cerca de 500 mil viagens pelo mundo, sendo que 45% delas têm cidades/metrópoles como destino.

Mais do que apenas a criação de riqueza o turismo contribui para o desenvolvimento de postos de trabalho. O relatório da WTTC indica que o turismo é directamente responsável pela geração de mais de 10% do emprego em 13 das cidades analisadas, com Cancún (37.7%) e Macau (27.6%) a ocuparem a liderança.

No top 10 das cidades que mais ganham com o turismo há apenas uma europeia – Paris, que, na terceira posição. tem um mercado de 28 mil milhões de dólares. A tabela é dominada pela China, que ocupa os dois primeiros lugares, com Shangai e Beijing a valerem, respectivamente, 35 mil milhões e 32,5 mil milhões de dólares. Segue-se Orlando, Nova Iorque, Tóquio, Bangkok, Cidade do México, Las Vegas e Shenzhen.

Lisboa posiciona-se na 45ª posição, com 4,7 mil milhões de dólares, estando mais bem posicionada que cidades como Washington DC, Varsóvia ou Dublin, mas com resultados inferiores aos obtidos por Madrid que, na 29ª posição, gerou 7,2 mil milhões de dólares.