COMPARTILHE

A afirmação é de Cíntia Martins, Directora Regional do Turismo, aquando do 30.º Congresso da Associação de Hotelaria de Portugal, que decorreu em Lisboa. Só trabalhando desta forma se assegurará bons resultados.

“O turismo em Portugal e nos Açores vive grandes mudanças, fruto de um dinamismo sem precedentes de parceiros públicos e privados, que nos conduziu a este grande momento que o turismo nacional vive actualmente, onde se destaca a realidade açoriana, que tem registado crescimentos muito significativos, tanto do lado da oferta como da procura”, afirmou, acrescentando que agora é o momento de avaliar o impacto do que já foi feito. E, “a partir daqui pensar e planear o futuro, definindo novas metas e estratégias”.

No caso concreto dos Açores Cíntia Martins reafirmou que a estratégia turística tem passado pela “preservação da atractividade e no aumento da competitividade do destino”, mas também “no combate à sazonalidade e prolongamento da procura ao longo de todo o ano, no aumento da estada média e no gasto médio dos visitantes”, a que se acrescenta o investimento no  crescimento do emprego qualificado no sector. Para a Directora Regional do Turismo “só assim poderemos garantir a sustentabilidade da indústria turística e, só assim, o turismo será efectivamente um sector gerador de emprego e de riqueza”.