Tomaz Metello compra sede dos CTT para transformar em hotel de luxo

 

Segundo uma nota enviada por Caetano Pestana, director de Comunicação da companhia aérea Euroatlantic Airways (EAA), o palacete situado na Rua de São José, em Lisboa, e que foi antiga sede dos Correios – até antes desta passar para o Parque das Nações -, foi comprado pelo empresário Tomaz Metello, proprietário e único acionista da transportadora Euroatlantic Airways.

Embora ainda não esteja definido o que irá ser no futuro, mas tudo indica que o imóvel será reconvertido em hotel de luxo, já que tem uma localização privilegiada em Lisboa, perto da Avenida da Liberdade.

Envolvendo um valor de €25 milhões, a venda da antiga sede já tinha sido comunicada pelos CTT à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) em dezembro, quando foi celebrado o contrato-promessa de compra e venda. Na altura não foi revelado o nome do comprador.

A compra agora efetuada por Tomaz Metello envolve um conjunto de edifícios históricos que eram detidos pelos Correios, que vai desde o nº 10 ao nº 20 na Rua de São José, e que está classificado como Imóvel de Interesse Público, o que também inclui os seus jardins privativos nos espaços intermédios.

Refira-se ainda que o edifício mais emblemático do referido é o do nº 10 da Rua de São José, um palácio de origem seiscentista com portal de cantaria na fachada em estilo barroco tardio.

No portal da Câmara Municipal de Lisboa, pode ler-se que foi edificado em terrenos que pertenciam a Joaquim Miguel Lopes de Lavre (daí a origem do nome do elevador) e já foi alvo de profundas intervenções. Foi aqui que funcionou durante décadas a sede dos Correios.

Para o empresário Tomaz Metello, a compra do palácio dos Correios com vista a um futuro projeto hoteleiro também está associada à sua estratégia de diversificação de investimentos. Refira-se ainda que esta não é a primeira incursão de Tomaz Metello, em nome individual, no sector da hotelaria. Recorde-se que o presidente da Euroatlantic Airways é proprietário a 100% no segmento das Viagens e Turismo da euroAtlantic airways, do operador turístico Sonhando, da discoteca Lust In Rio (frente rio) e da Guiatur proprietária do Hotel Pestana Cascais, empresa que assumiu a compra deste conjunto de edifícios.