Início Entertainment Sugestões Onde Ir este fim-de-semana na Opção Turismo

Sugestões Onde Ir este fim-de-semana na Opção Turismo

COMPARTILHE

Cinema, exposições, vinhos, lazer e feiras são as sugestões para este fim-de-semana, 10 e 11 de março. Veja como contrariar os dias de chuva que lá vêm…

CINEMA – LISBOA

Nick Park está em Portugal para promover o filme “A Idade da Pedra”

Se ainda não foi, apresse-se porque a 18.ª edição do Festival Monstra termina este sábado, 10 de março, em Lisboa. Entre os convidados encontra-se o realizador Nick Park (vencedor de quatro Óscares® da Academia), que está em Portugal para promover o filme “Idade da Pedra”, e que já se encontra nas salas de cinema.

Produzido pelos britânicos Aardman Studios, “A Idade da Pedra” conta a história do corajoso herói Dug, um homem das cavernas destemido e aventureiro que consegue unir a sua pacata tribo da Idade da Pedra para lutar numa batalha contra os poderosos inimigos da Idade do Bronze, liderados por Lord Nooth. O filme, que demorou mais de um ano e meio a produzir contou com uma equipa de mais de 30 animadores e 270 fantoches, para levar a cabo aquela que é a maior produção alguma vez montada pela Aardman.

Nick Park vai protagonizar uma talk no Festival Monstra este sábado, no Cinema São Jorge, às 15h.

 

CINEMA – FARO

Scianema – Festival de Cinema leva os “oceanos” à grande tela

Depois de várias iniciativas relacionadas com filmes e em particular uma primeira edição do Scianema em fevereiro de 2016, a Sciaena continua com a terceira edição deste projeto, que tem lugar em Faro, com mais uma seleção de filmes e documentários dedicados aos oceanos. São cinco sessões que irão decorrer em diferentes espaços até este sábado, dia 10 de março.

Cada sessão é dedicada a uma temática diferente, e consiste na exibição de uma seleção de curtas ou de uma longa-metragem, seguida de um painel de discussão com peritos e interessados em cada um dos temas. Este festival pretende facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho, promovendo uma discussão aberta, criando uma oportunidade para investigadores, estudantes, cineastas e outros interessados em filmes e meios de comunicação desfrutarem e discutirem em conjunto os assuntos do mar, e assim darem asas à sua imaginação. A entrada é livre.

 

EXPOSIÇÃO – PORTO

Serralves expõe “Construir Lugares” do arquiteto Manuel Marques de Aguiar

O Museu Serralves acaba de inaugurar a exposição “Construir Lugares: Manuel Marques de Aguiar, 1927-2015”, uma homenagem à obra do arquiteto e urbanista de origem transmontana, que tinha como premissa “semear o longo prazo” para criar novas vivências aos utilizadores das suas obras. A mostra estará patente na mezanine da galeria da biblioteca do Museu até dia 27 de maio e integra um ciclo dedicado à obra do arquiteto, que contará com a apresentação de um documentário no Porto e em Paris, além da realização de vários debates e workshops. São mais de 400 peças expostas.

 

VINHOS – LISBOA

2.ª Bairrada@LX chega ao Mercado da Ribeira a 10 de março

A 2.ª edição do Bairrada@LX (Lisboa) tem data marcada para este sábado, 10 de março, das 15h00 às 20h00, no Estúdio Time Out, que fica no primeiro andar do Mercado da Ribeira, situado no n.º 49 da Avenida 24 de Julho, em Lisboa.

A organização do Bairrada@LX está nas mãos da Eira na Beira e conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB). Por conhecerem muito bem os dois lados – o dos produtores e o dos enófilos – a aposta desta edição foi num evento com um número restrito de produtores (20), a ter lugar num espaço maior e com excelentes acessos.

Uma mostra que tem como objetivo promover de forma descontraída, mas muito assertiva, os produtos vínicos DO Bairrada e IG Beira Atlântico, permitindo uma “grandiosa” viagem pela Bairrada. Enófilos, profissionais do sector e curiosos preparem as vossas agendas, porque há novidades, mas também antiguidades e raridades, para conhecer, degustar e harmonizar com o famoso Leitão à Bairrada e outras iguarias preparadas a preceito pelo restaurante Rei dos Leitões.

Da lista de produtores presentes estão: Adega de Cantanhede; Ataíde Semedo; Campolargo; Carvalheira Wine Creators; Casa de Saima; Casa do Canto; Caves Messias; Caves do Solar de São Domingos; Caves São João; Filipa Pato; Kompassus; Luís Pato; LusoVini; Quinta das Bágeiras; Quinta de Baixo; Quinta do Ortigão; Rama & Selas; Sidónio de Sousa; Vadio e VPuro. A Rota da Bairrada também estará representada no Bairrada@LX.

Os bilhetes do Bairrada@LX vão estar à venda no local e dia do evento e o valor é de €10,00 por pessoa. Há a oferta de um copo para a prova, que deverá ser devolvido à saída. Este valor inclui a degustação livre dos vinhos, mas não das iguarias que deverão ser compradas à parte.

Estas informações contam com a colaboração do site nosso parceiro Onde Ir.

VINHO – PORTIMÃO

“O Algarve num Copo” até domingo

Portimão recebe até este domingo, 11 de março, “O Algarve num Copo”, um evento organizado pela Associação Teia D’Impulsos, que tem como objetivo promover os Vinhos do Algarve, dinamizar a restauração local e fomentar a animação social e cultural na cidade. Os apaixonados pelo vinho serão assim desafiados a descobrir alguns dos melhores vinhos nascidos e criados na região algarvia. São 13, os estabelecimentos aderentes localizados no centro da cidade de Portimão e na Praia da Rocha, que a partir das 18 horas servirão um copo de Vinho do Algarve e algo para petiscar. Preço: €3,50.

LAZER – MATOSINHOS

Exemplo e coragem de Malala Yousafzai revelados às crianças nos “Dominguinhos”

Na hora do conto dos “Dominguinhos”, no MAR Shopping Matosinhos, de 11 de março, os mais pequenos vão perceber como a coragem de uma só pessoa pode inspirar todo o mundo. Em “Malala, a menina que queria ir à escola”, a autora Adriana Carranca revela às crianças a história inspiradora da mais jovem laureada com o Nobel da Paz.

Haverá poucos adultos que não conheçam a história de Malala Yousafzai, a menina paquistanesa que, com apenas 15 anos, foi alvo de um atentado por defender o seu direito e o de outras raparigas de receberem educação.

Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. Aos domingos, entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping Matosinhos, Piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer.

 

FEIRAS – LISBOA

Mundo Abreu decorre a 10 e 11 de março com descontos até 55%

Se está a pensar já nas suas próximas férias esta sugestão é para si. Vem aí mais uma edição do Mundo Abreu a 10 e 11 de março, no Pavilhão 4 da FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. Mas se não vive na capital, não se preocupe, pois, a Agência Abreu terá 96 lojas abertas por todo o país para que possa usufruir das promoções, que poderão chegar aos 55% de desconto.

Portugal Sensacional dá o mote a mais esta edição, cuja entrada é grátis. Ali poderá encontrar uma oferta variada de destinos. Começando pelos cruzeiros, com várias companhias presentes, passando pelos Açores com grande destaque na feira, a Madeira, Espanha Peninsular e Baleares & Canárias, Europa, África, América do Norte, até às Caraíbas & América Latina ou Praias Exóticas e ainda Médio Oriente, Ásia & Oceânia.

Motivos mais do que válidos para acorrer a esta, que já se tornou numa referência em feiras de viagens. As portas da FIL abrirão no sábado e domingo, às 10h00. No dia 10 de março encerra às 22h00 e no dia 11 às 20h00.