Início B4 “Somersby Wondersby”: o maior espectáculo imersivo em Portugal

“Somersby Wondersby”: o maior espectáculo imersivo em Portugal

COMPARTILHE

O maior espectáculo imersivo em Portugal está em cena, numa sessão única, na noite do próximo sábado, 7 de julho, às 21h30, no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda.

O “Somersby Wondersby” foi criado pela companhia de teatro Byfurcação e pela Somersby e conta com a participação de 25 artistas que, durante 2h30, interagem com o espectador, para uma recriação inédita de “Alice no País das Maravilhas”.

Ao entrar em “Somersby Wondersby” o espectador encontra um mundo do outro mundo, podendo imergir no universo fantástico de “Alice no País das Maravilhas” quer seja directamente na narrativa ou apenas como mero observador. Uma escolha que o espectador faz à medida que opta pela direcção que pretende seguir.

Ao longo do espectáculo, e durante 2h30, desenham-se os caminhos escolhidos pelos espectadores que os levam a ambientes do imaginário e do nonsense. Aqui, tudo pode acontecer, até porque ao longo dos percursos o público cruza-se com as diferentes e mirabolantes personagens criadas por Lewis Carroll como a Alice, o Humpty Dumpty, a Rainha de Copas com o seu exército, o Coelho Branco ou o Gato Cheshire.

Nesta noite imersiva, à qual se junta música, acrobacias aéreas e várias surpresas, há ainda espaço para o tradicional Chá das 5 que, em “Somersby Wondersby”, será ainda menos convencional e servido com sidra Somersby, mantendo as regras ditadas pelo Chapeleiro Louco e os enigmas que, quando desvendados, darão acesso a espaços secretos.

Em “Somersby Wondersby”, a tensão entre as personagens e os espectadores estará sempre latente, como num teatro interactivo cuja narrativa, fácil de reconhecer, vai alimentando vários momentos a decorrer em loop. Após o desfecho do enredo, a noite continua numa festa com os personagens e os convidados a misturarem-se e a dançar ao som do DJ André Henriques.

Para este espectáculo, a Byrfurcação juntou um elenco de 25 elementos, entre actores e artistas circenses, que vão ser acompanhados, durante o espectáculo, por temas originais de Nuno Cintrão. A encenação é de João Ascenso e a direcção de Paulo Cintrão.