COMPARTILHE

Nos dados da sexta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, divulgados na semana passada, o município de Sintra subiu um lugar na categoria regional “Viver”. O município sintrense ocupa agora o 6.º lugar a nível nacional, quando há cinco anos ocupava o 11.º lugar da tabela.

A nível nacional Sintra sobe uma posição na categoria Negócios. Também na categoria “Visitar”, o concelho subiu um lugar, ocupando o 11º lugar a nível nacional. Na rubrica “Viver”, Sintra manteve o 5º lugar do ano passado.

No que se refere a região de Lisboa, Sintra sobe para o 2.º lugar na categoria “Viver” e mantém o 3.º lugar no ranking geral regional. Na categoria “Negócios” e “Visitar” ocupa também a 3.ª posição.

Desde 2014 que o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking é uma referência na medição do desempenho dos 308 municípios portugueses nas vertentes “Viver” (Talento), “Visitar” (Turismo) e “Negócios” (Investimento e Exportações).

Este estudo mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em factos concretos que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais e, também, a capacidade de atrair procuras online por todo o mundo.

Em termos turísticos, o item “Visitar” do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking mede o impacto da marca de cada um dos 308 municípios portugueses face ao seu público-alvo de Turismo: turistas nacionais e estrangeiros que veem nestes territórios um potencial local para o seu próximo destino de férias.

Através de uma medição quantitativa (estatísticas oficiais, alcance de redes sociais, visitas ao website e pesquisas online) é possível perceber e classificar cada município em termos de impacto neste público-alvo específico. Quando mais alta a sua posição no item “Viver”, maior foi o impacto do município face a potenciais turistas.